Refúgio do Medo exibida no Berlinale Series Market Selects 2026

O primeiro episódio da série Refúgio do Medo foi exibido ontem,  dia 16 de fevereiro, no Berlinale Series Market Selects, integrado na 76.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Refúgio do Medo — coprodução entre a SPi, a islandesa Glassriver e a RTP — é um thriller policial luso-islandês que acompanha a investigação da morte de uma mulher portuguesa numa pequena cidade costeira da Islândia. Criada por Filipa Poppe, Joana Andrade e Sveinbjörn I. Baldvinsson, com realização de Arnór Pálmi Arnarsson e Tiago Alvarez Marques, a série conta com Maria João Bastos, Catarina Rebelo e Ivo Canelas no elenco.

Em representação de Portugal e da série estiveram presentes João Maia Abreu (Diretor Executivo de Negócios Internacionais e Coproduções), Pedro Lopes (Diretor Geral de Conteúdos da SPi) e José Fragoso (Diretor de Programas RTP), acompanhando a exibição e as iniciativas de promoção junto de profissionais internacionais.

Segundo João Maia Abreu: "Poder estar em Berlim e apresentar Cold Haven- Refúgio do Medo durante a Berlinale e ter sido escolhido pelo próprio festival séries market para mostrar ao mundo a produção feita pela SPi é de importância extrema. Com este marco, conseguimos ir além fronteiras mostrar ao mundo o valor das coproduções e como esta parceria entre Portugal e a Islândia teve sucesso e reconhecimento. Esta série é um orgulho para a produção de ficção em Portugal e pode agora viajar mundo fora."

A presença de Refúgio do Medo no Festival de Berlim reforça o posicionamento da SPi no contexto da produção internacional e consolida a visibilidade da ficção portuguesa em mercados estratégicos.