SP Televisão e SPi marcam presença no MIPCOM 2025 em Cannes
A SP Televisão e a SPi estiveram presentes no MIPCOM 2025, o maior mercado internacional de conteúdos audiovisuais, que se realiza em Cannes, França, de 13 a 16 de outubro de 2025, no Palais des Festivals.
Considerado o ponto de encontro global da indústria televisiva, o MIPCOM reúne produtores, distribuidores e compradores de mais de 100 países, oferecendo um palco privilegiado para a apresentação de novos projetos e para o estabelecimento de parcerias internacionais.
O tema deste ano é “The Creator Economy: Powering MIPCOM 2025”, com foco colocar os criadores digitais no centro da indústria do entretenimento, integrando-os cada vez mais com os produtores, plataformas, marcas e distribuidores tradicionais.
Portugal volta a marcar presença com um stand conjunto promovido pela Portugal Film Commission, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) e as estações nacionais RTP, SIC e TVI.
O espaço português, sob a identidade “Portugal – The Bright Side of Content”, tem como objetivo promover o talento nacional, as coproduções internacionais e as condições únicas que o país oferece para filmagens e pós-produção audiovisual.
A SP Televisão leva a Cannes três das suas mais recentes produções:
-
Vitória
-
A Herança
-
Os Eleitos
A SPi apresentará três projetos que reforçam a aposta da produtora na ficção internacional e nas coproduções:
-
Cold Haven
-
Algodão a Frio
-
Lua Vermelha
A série Cold Haven esteve em destaque no MIPCOM no stand da distribuidora internacional APC, reforçando o alcance e o reconhecimento internacional desta coprodução da SPi.
No âmbito do MIPCOM, a Portugal Film Commission organizou um cocktail “Tune in to Portugal”, um evento especial dedicado à promoção do audiovisual português. Durante o encontro foi apresentado o trailer da série Cold Haven, produzida pela SPi.
Durante a estreia pública do trailer de Cold Haven no MIPCOM, o Diretor Executivo de Negócios Internacionais e Coproduções da SPi, João Maia Abreu, destacou a natureza singular da parceria internacional que deu origem à série. “Portugal e a Islândia podem ter muitos quilómetros de distância, mas são muito parecidos em termos de força, decisão e vontade de produzir e fazer acontecer”, sublinhou. Para o responsável, o projeto representa “uma combinação incrível de dois países, duas casas de produção - SPi e Glassriver - e dois canais — RTP e Síminn — todos envolvidos e responsáveis por fazer este ‘projeto’ ver a luz do dia”.
“Tune in to Portugal” será uma excelente oportunidade para trocar ideias, criar novas conexões e dar a conhecer a vitalidade do setor audiovisual português.
O evento contou com a presença das principais entidades e empresas nacionais do setor, incluindo a RTP, SIC, TVI, APIT e, naturalmente, a SP Televisão e a SPi.
A presença da SP Televisão e da SPi no MIPCOM 2025 reforça o compromisso do grupo SP Televisão com a internacionalização e a valorização do talento português, num dos maiores palcos da indústria mundial.