Showrunner: novo modelo que reforça autores e leva histórias europeias ao mundo

No passado dia 24 de setembro, Pedro Lopes foi um dos convidados do painel “A Ascensão do Modelo Showrunner na Europa e o Programa Europeu Showrunner”, na 8.ª edição do Serial Killer Festival, que este ano decorreu na República Checa.

O diretor Geral de Conteúdos do grupo SPTV teve a oportunidade de partilhar, com todos os presentes, como o modelo de showrunner está a remodelar a televisão europeia, capacitando os escritores e amplificando as histórias locais para o público global. “Dia após dia, um showrunner toma todas as decisões importantes sobre os guiões, o tom, a atitude, o visual e a direção da série”, começou por citar o jornal New York Times acerca do produtor John Wells, acrescentando que “um showrunner é, ao mesmo tempo, o autor e o produtor executivo. É a ponte entre os guionistas e a produtora ou canal. Tem a palavra final sobre os episódios. Ele deve entregar não apenas um programa, mas um programa que funcione. Espera-se que aprove os chefes de departamento, oriente realizadores, designers, editores e, o mais importante: proteja a visão da história”, afirmou Pedro Lopes, durante a sua exposição.

O Serial Killer TV Days é uma conferência para profissionais de televisão e cinema, jornalistas e académicos. Oferece uma visão geral e uma reflexão sobre as tendências televisivas europeias e globais, notícias sobre séries de emissoras estrangeiras e nacionais, insights e palestras inspiradoras de criadores de sucesso e know-how de representantes da televisão e dos principais intervenientes do mercado.