Pedro Lopes escreve artigo para revista MATRIZes
Pedro Lopes, Diretor Geral de Conteúdos da SP Televisão e SPi escreveu um artigo académico para a revista MATRIZes, revista científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.
Lançada no segundo semestre de 2007, é destinada à publicação de estudos que tenham por objeto a comunicação nos múltiplos aspectos e dimensões. Trata-se de uma publicação aberta às reflexões sobre tecnologias, culturas e linguagens mediáticas e as suas implicações sociopolíticas e cognitivas. MATRIZes incentiva o horizonte transdisciplinar do pensamento comunicacional e objetiva redimensionar conhecimentos e práticas que contribuam para definir, mapear e explorar os novos cenários comunicacionais da contemporaneidad
"Na sociedade contemporânea, a televisão tem vindo a substituir-se a uma certa cultura livresca no conhecimento do passado, o que torna particularmente relevante perceber o contributo dos formatos de ficção audiovisual na criação da memória social, com o objectivo de construirmos uma literacia da memória que permita reconhecer os mecanismos de construção da identidade colectiva e do sentido de pertença a uma determinada comunidade. Tendo em conta o consumo crescente de ficção audiovisual, julgamos relevante compreender o papel que a ficção histórica e de época pode ter na revisão discursiva do passado e da “verdade do passado”, assim como da sua relação com o poder do Estado e os contrapoderes que tentam influenciar a construção da memória nacional." afirma Pedro Lopes.
Para verem o artigo por completo: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/239745/217062