O grupo SP Televisão reúne quadros no encontro anual e discute desafios e conquistas da empresa

Nos dias 7 e 8 de Outubro decorreu, no Hotel AP Lago Montargil, o encontro de quadros anual do Grupo SP Televisão. Um evento que reúne os principais responsáveis dos setores da empresa para discutir o presente e o futuro da produtora.

O mote do encontro de quadros, "Unidos Pelas Histórias Que Criamos", destacou a importância do fortalecimento dos laços entre os colaboradores da SP Televisão, a importância do trabalho em equipa, reconhecendo que cada pessoa contribui para o sucesso coletivo na criação de novelas. O objetivo deste lema foi inspirar todos os participantes a perceber que, ao trabalharem juntos como uma família, não produzem apenas histórias memoráveis, mas também reforçam os laços internos, tocando os corações do público.

A sessão de abertura ficou a cargo de António Parente e Jorge Marecos, que apresentaram um panorama geral sobre a situação da empresa e a sua relação com o principal cliente, destacando o forte compromisso da SP Televisão com a excelência na produção audiovisual.

João Pedro Lopes, interviu para reforçar a importância da trajetória da SP Televisão ao longo dos últimos 17 anos. “Fizemos o nosso caminho e hoje somos uma das produtoras europeias que mais produz. Em todos estes anos produzimos 50 projectos, são cerca de 10.000 episódios e 7.151 horas ou quase 300 dias non stop de emissão.” Com grande qualidade, e com o grande mérito de fazer cada vez melhor. A SP Televisão tem demonstrado, principalmente nos últimos anos,  grande resiliência e capacidade de adaptação aos desafios do mercado, enfrentando conjunturas nacionais e internacionais muitas delas imprevisíveis.

João Pedro Lopes destacou que o desafio atual é ainda mais difícil: é preciso elevar mais o nível de qualidade e continuar a crescer. É necessário acreditar com a mesma confiança que se tinha em 2007. Além disso, precisamos de nos reinventar e renovar, integrando jovens talentos nas equipas. Produzir ficção é um trabalho de equipa e todas as áreas são fundamentais, acrescentou ainda o CEO da SP Televisão.

Nesta apresentação foram referidos também os objetivos comerciais da empresa para 2025.

João Pedro Lopes terminou a sua apresentação com quatro palavras-chave: Motivação, Qualidade, Eficiência e Resiliência.

De seguida, foi a vez de Pedro Lopes se dirigir à plateia, começando por analisar o cenário audiovisual internacional, com destaque para o impacto das inovações tecnológicas e o aumento da competitividade. Referiu ser crucial o fortalecimento das relações entre as equipas internas para garantir a manutenção da alta qualidade e inovação nos projetos. Pedro Lopes salientou ainda a importância de investir numa marca forte e visível no mercado. Concluiu,  ressalvando que "a colaboração entre os diferentes departamentos é fundamental para continuarmos a entregar produções que se destacam pela originalidade e rigor técnico."

A reunião geral foi encerrada com a apresentação de Bruno José, que abordou o tema "Novo Modelo de Produção". Durante a sua intervenção, Bruno José destacou pontos-chave para otimizar os processos de produção. Entre eles, a reabilitação de espaços, prática já bem executada pela SP Televisão, que continuará a ser feita internamente, e a necessidade de criar espaços específicos para cenários, como tribunais, gabinetes médicos e quartos de hotel. Também salientou a importância de reutilizar cenários, que possam ser transversais às diferentes produções.

Bruno José destacou ainda, que a grande concentração de gravações em exteriores nos episódios iniciais pode comprometer o cronograma, podendo levar a alguma tensão na finalização desses episódios. Além disso, lembrou que o volume de produção encomendado pelo cliente envolve a entrega de,  até agora, duas novelas por ano, cada uma com cerca de 230 episódios, o que exige a manutenção da qualidade e o cumprimento rigoroso dos cronogramas.

Por fim, sublinhou a importância de iniciar as produções no momento certo assim como contratar as equipas no momento oportuno para uma melhor optimização de recursos humanos e de tempo. 

Durante a tarde, o grupo participou de uma atividade de teambuilding, fortalecendo o espírito de equipa.

A reunião terminou dia 08, após o pequeno-almoço.

O encontro de quadros proporcionou uma boa oportunidade para refletir e partilhar ideias sobre o presente e o futuro da empresa. O diálogo mantido entre todos,  reforça o compromisso com a inovação e a qualidade, assegurando o crescimento da SP Televisão.

O encontro deixou clara a aposta contínua da SP Televisão na produção de conteúdos de alta qualidade, adaptando-se às novas exigências do setor sem perder o foco na excelência e na criatividade.

O Gabinete de Comunicação da SP Televisão