SPi: Títulos a Seguir no Conecta Fiction
TOLEDO, Espanha — Há menos de uma década, o número de séries premium internacionais, para além das telenovelas, que saíam de Portugal todos os anos podia contar-se por uma mão. Seguem-se 20 títulos de Portugal que estão em destaque no Conecta Fiction & Entertainment desta semana, onde Portugal é um dos Países em Foco. Diversificados e ambiciosos, os títulos confirmam a revolução da televisão em Portugal.
“Aquarium” (West Coast, Portugal)
Da produtora de documentários sedeada nos Açores, West Coast, que entrou na ficção em 2023, uma dramédia social inspirada no best-seller de 2003 “Amanhã à Mesma Hora, Diário de uma Stripper Portuguesa”. Leila, 30 anos, abandona a vida de bióloga marinha para se tornar a primeira stripper portuguesa no prestigiado Medusa Club. Escrito pela brasileira Marina Schneider, “‘Aquarium’ questiona o que é ser mulher hoje, através dos olhos críticos e oníricos de dois jovens autores brasileiros,” dizem os diretores Stella Carneiro, autora da comédia “Golden Shower,” e os portugueses Saul Neves e Virgílio Ferreira.
“Azul” (SIC, Portugal)
Criada e dirigida pelo duas vezes nomeado para o Prémio Sophia da Academia Portuguesa, Pedro Varela, e produzida pela Blanche Filmes e Opto, este drama distópico está atualmente em pós-produção, com os primeiros episódios previstos para entrega ainda este ano. Situada num mundo onde não foram vistas baleias selvagens por mais de um ano, Olivia, filha de um famoso biólogo, junta-se a um grupo de ativistas que trabalham para trazer as baleias de volta aos mares. O espetáculo usará códigos de aventura e distopia para transmitir uma mensagem ambiental que é igualmente informativa e entretenida. A SIC distribuirá em Portugal e trabalhará com parceiros locais para levar a série a outros territórios.
“Cacau” (TVI, Plural Entertainment, Portugal)
Criada e escrita por Maria João Costa (“Payback”) e dirigida por Edgar Miranda (“Sul”), “Cacau” estreou a 15 de janeiro na TVI com uma audiência destacada de 19,5% de share. Fortemente distribuída pela Onza Distribution, incluindo um acordo inovador com a Mediaset España, segue Cacau, uma jovem chocolatier, enquanto navega por complicações amorosas e familiares enquanto tenta alcançar os seus sonhos nas belas plantações de cacau do Brasil. “‘Cacau’ pode ser descrita como um ‘drama romântico de saga familiar,’ a série mistura elementos de romance, segredos familiares intensos e ambição pessoal,” diz Margarida V. Pereira, responsável pelas aquisições e programação internacional da TVI.
“Matilha” (Arquipélago Filmes, RTP, Prime Video, Portugal)
Escolhida para o Berlinale Series Market Selects de 2024 e a segunda série mais assistida no canal principal da RTP1 nos últimos cinco anos, “Matilha” marca a terceira série do criador-escritor-produtor Edgar Medina, após a inovadora premium “Sul” (2019), um projeto Berlinale Copro Series, e “Lei Natural” (2022). Produzida executivamente por Joni Sighvatsson (“Valhalla Rising”), “Matilha” é um spin-off do noir “Sul,” mais conciso, um drama de personagem centrado em “Matilha” e Mafalda, enquanto tentam escapar do seu passado criminoso.
“Felizardo” (Animatlántico Filmworks, TVI, Portugal)
“Depois de ser rejeitado pela sua namorada de longa data que desaparece sem explicação, um homem comum e metódico encontra-se imerso no submundo caótico do jogo ilegal e embarca numa jornada inesperada de autodescoberta em busca da felicidade,” diz a sinopse. Uma dramédia contemporânea da Animatlántico, criada por Eduardo Queiroz e Lucas Millions Dutra e dirigida por Dutra. “Felizardo” está desenhada para ser exibida nas redes sociais (Instagram, TikTok, etc.) e também em plataformas de streaming, TV ou cinema, apresentada em 17 episódios de formato vertical de cinco minutos e, em horizontal, três episódios de 45 minutos e um filme de 110 minutos.
“Gisberta, Vida e Morte de uma Mulher Trans” (Volf Entertainment, Ultravioleta, Brasil, Portugal)
Da Volf Entertainment, apoiada pela empresa de investimento Lisbon Ventures, e liderada por Lionel Vieira, um impulsionador de filmes e TV de público mais amplo em Portugal, seja o remake de blockbuster cinematográfico “O Pátio das Cantigas” ou a série de prestígio da RTP “O Crime do Padre Amaro.” Vieira regressa com um conto verídico de crime em quatro episódios sobre a tortura e assassinato de Gilberta Salce por 14 adolescentes no Porto, que foram protegidos da acusação pela Igreja Católica em Portugal. Selecionado para o Pitch Copro Series no Pitch de Séries Docudrama do Conecta Fiction.
“Finisterra” (Take It Easy, RTP, Portugal)
Produtora do curta-metragem LGBTQ+ selecionado para os Óscares “Um Caroço de Abacate,” abordado por Elliot Page, a Take It Easy acaba de entrar em pós-produção com “Finisterra,” co-produzido pela Wild Fang Films (Luxemburgo) e Pixable Studios (Alemanha). Vencedor do primeiro prémio no Concurso de Escrita e Desenvolvimento de Guiões organizado pelo ICA, agência de cinema portuguesa, patrocinado pela Netflix, o conto de maioridade da Segunda Guerra Mundial gira em torno de um jovem órfão acusado de conjurar o diabo na isolada cidade de Aljezur. Dirigido por talentos emergentes Guilherme Branquinho e Leone Niel, e inspirado em vários géneros narrativos — drama, aventura, história, sobrenatural, horror, guerra — diz Lydie Tisserand da Take It Easy.
“Vindima” (Fado Filmes, Gullane Portugal, Brasil)
Originalmente um filme, “Vindima” também está a ser concebido como uma série de cinco partes explorando as dinâmicas complexas entre classes sociais no microcosmo de uma vinha, onde trabalhadores e proprietários de terras coexistem lado a lado. O diretor Luís Galvão Teles está a participar no Conecta para buscar parcerias com co-produtores europeus para melhorar os valores de produção e o alcance global da série. Também se encontrará com distribuidores internacionais para encontrar parceiros de transmissão para a série quando estiver concluída. “Vindima” já beneficiou do apoio do ICA e da emissora nacional RTP em Portugal e do Protocolo Luso-Brasileiro da Ancine no Brasil.
“Natureza Humana” (Glaz, Portugal, Boat Rocker, Canadá)
Entrada da Glaz na produção em língua inglesa, criada e produzida por Denis Nielsen, guionista principal de “3%,” com Joe Mallozzi (“Stargate Atlantis”) como showrunner. Um mistério de fantasia, ambientado num evento de surf nos Açores, cujos competidores começam de repente a desaparecer. Parte de um vasto portfólio de títulos liderados por Carolina Alckmin do Brasil e Portugal da Glaz, uma das empresas de mais rápido crescimento no mercado.
“Irreversível” (RTP, Caracol Studios)
Adquirido pela Yellow Affair depois de ter sido exibido no MipDrama de 2024, um drama criminal criado e dirigido por Bruno Gascon (“Carga,” “Sombra”), o próximo “Irreversível” é um dos muitos títulos da RTP no Conecta Fiction, mas um dos maiores. Apresentado pela RTP via um trailer no fórum, anda à roda em torno da psicóloga atormentada Júlia Mendes e do inspetor Pedro Sousa que tentam resolver o homicídio brutal de uma jovem numa cidade costeira. “Uma mistura cativante de drama social e crime/thriller,” diz Gascón.
“Lume” (Setemedia, Coral Vision Europa, Espanha, Portugal)
Anunciado em 2022, mas agora com a RTP (Portugal), TV Galicia (Espanha) e o serviço de streaming Max (Portugal e Espanha) a bordo, uma co-produção entre duas empresas – Setemedia de Espanha e Coral Vision Europa de Portugal – com o objetivo de crescer em mercados internacionais. Um “eco-thriller,” diz o gerente geral da Coral, Bruno de Lima Santos, programado para filmar a partir de julho, ambientado numa aldeia na fronteira Portugal-Galiza enquanto um incêndio florestal deflagra e a jornalista Lucía investiga. “Através de uma atmosfera absorvente e enigmática, o enredo explora os interesses económicos que escondem as verdadeiras causas dos incêndios florestais, proporcionando um retrato preciso do ambiente rural no século XXI,” diz Lima Santos.
de Janeiro in 2022. “‘Star Sailors’ combines epic adventure with historical authenticity, exploring themes of technology, nature and globalization” intertwinig “personal and scientific endeavors, presenting a hero’s journey through captivating visuals and sound design,” says Vendrell.
“Lume,” (Setemedia, Coral Vision Europa, Espanha, Portugal)
Anunciado em 2022, mas agora com a emissora pública RTP (Portugal), TV Galicia (Espanha) e o serviço de streaming Max (Portugal e Espanha) a bordo, trata-se de uma coprodução entre duas empresas – a espanhola Setemedia e a portuguesa Coral Vision Europa – com o objetivo de crescer nos mercados internacionais. Um “eco-thriller,” segundo o diretor-geral da Coral, Bruno de Lima Santos, com início de filmagens previsto para julho, ambientado numa aldeia na fronteira entre Portugal e Galiza, onde um incêndio florestal irrompe e a jornalista Lucía investiga. “Através de uma atmosfera absorvente e enigmática, a trama explora os interesses económicos que ocultam as verdadeiras causas dos incêndios florestais, proporcionando um retrato preciso do ambiente rural no século XXI,” diz Lima Santos.
“Novas Narrativas,” (Many Takes, Galo Bravo, Portugal)
Produzido pela Galo Bravo, responsável pelo documentário de confinamento “Um Mundo em Pausa,” e pela Many Takes, também de Portugal, trata-se de uma série antológica de ficção em sete partes que aborda a busca por um sentido de identidade e pertença por diferentes pessoas de ascendência africana em Portugal. As histórias variam desde ficção científica distópica pós-guerra civil, a um thriller de humor negro sobre fast food, uma comédia romântica interracial ou um road movie por África em busca de paz interior. “As possibilidades são infinitas. Por que não reunir sete afrodescendentes de Espanha e contar as suas histórias? Ou sete de França?” questiona o criador Luís Almeida.
“Águas Passadas,” (Caracol Studios, ON Producciones, Portugal-Espanha)
Um Noir de Lisboa, onde um subcomissário, a trabalhar numa capital encharcada pela chuva, corre contra o tempo para resolver dois brutais assassinatos de adolescentes. Criado pelo popular romancista e argumentista João Tordo, autor de “Rabo de Peixe” da Netflix, adaptando o seu próprio romance, e realizado por Bruno Gascon (“Irreversível”), produzido pela Caracol Studios, responsável pelo título MipDrama 2024 “Irreversível,” e coproduzido pela TV ON Producciones de Espanha. Outro título Copro Series, “‘Águas Passadas’ é mais do que um thriller; é uma viagem às profundezas da complexidade humana, misturando a identidade portuguesa com o intriga global,” diz a produtora Joana Domigues.
“Um Lugar ao Sol,” (SPi, Portugal)
Da SP-i, responsável pela primeira série original da Netflix em Portugal, “Glória,” além de “Codex 632,” com Globoplay e RTP e “Vanda,” com La Panda e Legendary. Um drama de segunda oportunidade sobre uma cantora que está acabada aos 35 anos, “este é um musical muito moderno, não sobre uma jovem a perseguir o seu sonho, mas uma mulher que tentou e falhou, e tem de decidir se abandona o seu sonho ou luta até ao fim,” diz Pedro Lopes, diretor de conteúdos e produtor executivo da SPi.
“A Célula Adormecida,” (SPi, Portugal)
Uma segunda série da SPi nas sessões de pitch do Conecta Fiction, um thriller político. Do romancista de espionagem best-seller Nuno Nepomuceno e Miguel Simal, argumentista de “Água Seca” e “Glória,” um professor e um escritor enfrentam uma conspiração internacional responsável por um ataque terrorista em Lisboa e pelo assassinato do Primeiro-Ministro de Portugal.
“Navegadores Estelares,” (David & Golias, Portugal)
Descrito como um “drama de aventura histórica emocionante,” agora em pós-produção, pronto para entrega em outubro/novembro, realizado pelo CEO da David & Golias, Fernando Vendrell, responsável pelo sucesso da RTP “3 Mulheres.” Gonçalo Waddington, estrela do vencedor de melhor realizador em Cannes “Grande Tour,” interpreta Sacadura Cabral, numa série que narra as ousadas façanhas do primeiro aviador a cruzar o Atlântico Sul de Lisboa ao Rio de Janeiro em 2022. “‘Navegadores Estelares’ combina aventura épica com autenticidade histórica, explorando temas de tecnologia, natureza e globalização,” entrelaçando “esforços pessoais e científicos, apresentando a jornada de um herói através de visuais e design de som cativantes,” diz Vendrell.
“Starstruck,” (Shine Iberia Portugal)
A sexta adaptação da série original de competição musical não roteirizada da Banijay UK, “Starstruck,” segue versões no Reino Unido, Chile, Bulgária, Bélgica e Dinamarca. O programa centra-se num trio de pessoas comuns com talento excepcional que se unem para preparar performances ao vivo contra grupos rivais. No final, apenas uma equipa pode sair da grande final como vencedora, ganhando um prémio em dinheiro que muda vidas. “A versão portuguesa terá a emoção adicional de performances ao vivo com o talento excecional dos concorrentes, o que tornará a televisão cativante, emotiva e espetacular,” diz Lucas Green, CCO da Banijay.
“Agentes Desencadeantes,” (Ukbar Filmes, Portugal)
Criado pelo veterano argumentista de TV José Pinto Carneiro (“Mar Salgado”), “Agentes Desencadeantes” é um thriller de assalto com um toque de humor. Propõe-se a contar a “verdadeira” história de dois agentes infiltrados envolvidos no infame roubo ao arsenal de Tancos em 2017, quando um traficante de armas brasileiro foi capturado após roubar armas, todas eventualmente recuperadas pelo governo. Proposto como uma série noir “crua e dura,” o programa também se apoia no carisma dos seus dois protagonistas para criar empatia na audiência e evitar que a história se torne demasiado sombria. Segundo a Ukbar, é “uma história surpreendente que muitas pessoas querem manter em segredo.”
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