Ah Amália – Living Experience, Uma Imersão pela Alma do Fado
A exposição "Ah Amália – Living Experience” é muito mais do que uma simples retrospectiva da vida e obra da icónica fadista portuguesa. É um caminho imersivo, uma experiência sensorial que nos transporta para o universo único e intemporal de Amália Rodrigues.
A equipa do gabinete de comunicação da SP Televisão já fez a sua visita e deixa aqui as primeiras impressões.
Dividida em várias salas temáticas, a exposição convida o visitante a mergulhar na vida de Amália Rodrigues de forma multifacetada.
As duas primeiras salas oferecem um olhar mais descritivo da sua obra artística, com fotografias e conteúdos que narram episódios marcantes da vida da cantora, desde as suas origens até aos seus triunfos. São salas onde a magia de Lisboa se materializa numa recriação estilizada e minimalista, exaltando os seus bairros típicos e as casas de fado, integrando elementos figurativos que nos transportam à essência poética da cidade. É uma oportunidade para conhecer com mais profundidade a mulher por detrás da lenda, enquanto somos embalados pelo suave lamento do fado, uma constante presença que ecoa a tristeza do universo, tal como Amália o fazia tão bem.
Seguimos a exposição e entramos numa sala onde somos envolvidos por um filme imersivo que nos transporta para as várias dimensões da esfera pública de Amália Rodrigues. Aqui, somos levados por um caminho fascinante através da sua carreira, que abrange não apenas a música, mas também o cinema e o teatro. É um mergulho profundo na vida e obra deste ícone do fado, onde somos guiados a explorar os momentos marcantes que moldaram a sua trajetória artística.
É uma experiência sensorial, cheia de cores, movimento e elementos populares que nos transportam para o palco da história, onde a fadista deixou a sua marca indelével.
Ao sairmos desta sala, levamos a profunda admiração pela magnitude da sua obra e pelo legado que deixou para as gerações futuras.
Amália da Piedade Rodrigues nasceu no tempo das cerejas, em 1920. Num dia incerto. Não se usavam os registos. Não é por acaso, que a sala de jantar da casa de Amália está “debruada” com cerejas, pintadas com cuidado no rebordo superior das quatro paredes. Como se sempre se celebrasse esse momento em que ela nasce, como uma mais entre as cerejas de 1920. Nesta sala o visitante é envolvido por uma instalação artística. Estamos rodeados de espelhos, dançamos com a luz das cerejas em cada reflexo. Cerejas pendentes povoam o espaço como se carregassem segredos, um convite à tentação, ao som de uma canção sedutora em perfeita harmonia com o espaço. Encontramo-nos entrelaçados, numa dança intrigante, entre a nossa própria imagem e as frutas cintilantes.
Seguimos para a sala Amália Mesmo à Nossa Frente um convite ao encantamento e relação íntima que Amália Rodrigues mantinha com a natureza, uma faceta muitas vezes menos explorada da vida da fadista.
O elemento central desta sala é uma instalação cénica que reproduz fielmente um dos icónicos vestidos de Amália. À volta deste vestido, sentamo-nos e através da realidade virtual somos levados pelas quatro estações do ano, destacando a relação profunda que Amália tinha com a natureza e como essa ligação influenciava a sua música e a sua vida.
É como se estivéssemos a caminhar ao lado de Amália, a partilhar os seus espaços e a sua intimidade com a natureza.
Ao avançarmos para a próxima sala, somos recebidos pela coleção de objetos associados a Amália Rodrigues, onde cada peça conta uma história única e revela um aspecto diferente da vida e da personalidade da fadista. Aqui, entre réplicas e objetos originais, somos convidados a mergulhar no lado estilístico e estético da artista, que desempenhou um papel fundamental na construção da plástica moderna do fado.
É no final da exposição que a magia atinge o seu auge. Ao abrir uma porta, somos conduzidos para uma dimensão onde o tempo se curva, e nos leva diretamente ao Olympia parisiense de 1987, um local de importância ímpar para Amália. Na sala Barco Negro, a decoração simples e intimista é um tributo dedicado aos momentos gloriosos que a cantora viveu nesse palco lendário. Uma ode à simplicidade, onde cada detalhe é meticulosamente desenhado para não competir com a grandiosidade da experiência que nos aguarda. Ao centro da sala, como uma joia preciosa num palco intimista, encontra-se o holograma de Amália Rodrigues. A sua presença etérea e imponente é cativante, como se ela tivesse voltado para nos presentear, uma vez mais, com a sua voz celestial. Nos seus olhos, a intensidade da paixão e da entrega que a caracterizavam, refletindo a mesma chama que incendiou o Olympia tantos anos atrás. Somos, assim, transportados para o momento em que Amália encantava as plateias com a sua arte singular.
As cortinas encarnadas que adornam o palco dão um toque final de nostalgia, simbolizando a simplicidade que se transforma em majestade diante dos aplausos fervorosos da plateia. É como se estivéssemos a reviver um momento único da história, em que Amália nos brinda com duas canções imortais, cujas notas ressoam no espaço e no tempo.
Este espaço recriado não compromete a ilusão que se desenrola diante dos nossos olhos, permitindo-nos mergulhar plenamente na aura da época.
Ao finalizar este percurso pela exposição "Ah Amália", somos recordados de que a arte transcende as barreiras do tempo, unindo o passado e presente numa harmonia de emoção e Saudade, deixando-nos com um profundo agradecimento pela cultura do nosso país e pela alma imortal do fado personalizado por Amália Rodrigues.
Às vezes, é importante sairmos da rotina do ambiente de trabalho para nos inspirarmos e recarregarmos as energias. É por isso que aconselhamos a marcarem a vossa visita em equipa.
Partilhem as vossas opiniões, elogios e críticas sobre a exposição. Queremos ouvir o que acharam desta experiência, o que vos emocionou, o que vos inspirou e o que pode melhorar.
É com a troca de ideias que crescemos como equipa e como indivíduos.
https://intranet.sptelevisao.pt/comment/new
Esperamos que esta experiência vos envolva com a mesma intensidade que a nós nos envolveu e cativou!
Para fazer a marcação:
📅 De 24 a 29 de Abril, das 14h às 19h.
📧Enviar um email para o email gabinete.comunicacao@sptelevisao.pt e escolher o dia e hora que mais te agrade!
Mais informações sobre a exposição:
https://www.instagram.com/ahamalia.experience/
https://www.facebook.com/ahamalialivingexperience
Youtube
https://www.youtube.com/channel/UC4Gsu66WEePy7AfW2Ratp6w
#ahamalia #immersiveexperience #ahamalialivingexperience #experienciaimersiva #portuguesemusic #fado #amaliarodrigues