Dia Mundial do Teatro: Vamos celebrar os Artistas

Caros colegas e amantes do teatro,

Hoje, neste Dia Mundial do Teatro, é com grande admiração que celebramos uma das artes que mais nos inspira: O Teatro. Num mundo cheio de desafios e incertezas, os dedicados artistas e profissionais da produção teatral, continuam a trilhar o caminho da criatividade e da expressão, enfrentando os obstáculos com coragem e paixão.

Sabemos que este trabalho é muitas vezes marcado por uma batalha árdua, especialmente num país onde os apoios são escassos e as dificuldades são frequentes. E, por isso, cada peça em palco é uma demonstração do compromisso inabalável que tantos têm com esta arte que tanto amamos.

É importante reconhecer e celebrar não apenas os momentos de glória nos palcos, mas também os momentos de bastidores, onde o verdadeiro esforço e dedicação se manifestam. Todos contribuem para a magia que acontece quando as cortinas se abrem e o público se entrega à criação.

Hoje, queremos aplaudir cada um dos envolvidos,  não apenas pelos aplausos que ecoam no fim de cada espetáculo, mas também pelos aplausos silenciosos dados diariamente aos esforços que fazem deste mundo do teatro uma realidade.

Que este Dia Mundial do Teatro seja lembrado como um dia do poder transformador da arte, e que o Teatro continue a inspirar, emocionar e provocar emoções através dos seus artistas, companhias e produções.

A todos os magos que transformam palavras em vida, sentimentos em cena, e sonhos em realidade - artistas, produtores, diretores, técnicos e outros envolvidos neste mundo extraordinário - o nosso OBRIGADO.

Para celebrar este Dia Mundial do Teatro, a SP TELEVISÃO tem para oferecer 5 bilhetes duplos para a peça "TERROR E MISÉRIA NO TERCEIRO REICH", para hoje, dia 27 Março - noite solidária a favor da Casa do Artista.

Os três primeiros emails recebidos no endereço gabinete.comunicacao@sptelevisao.pt sobre este assunto serão os cinco felizes contemplados.

Que o teatro continue a ser uma fonte de inspiração e esperança.

Feliz Dia Mundial do Teatro!

https://www.casadoartista.net/terror-e-miseria-no-terceiro-reich/

 

Outras sugestões para o dia 27 de março:

Teatro D. Maria II

O Teatro D. Maria vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, 27 de março, com uma programação centrada nos 50 anos do 25 de Abril, que inclui um debate, canções da revolução e um concerto.

16H00 “O Teatro que Abril Abriu” é um evento de entrada livre, que decorrerá no Capitólio, em Lisboa, no dia 27 de março, a partir das 16:00, e que se prolonga até à noite, para festejar o teatro e a liberdade.

Trata-se de uma iniciativa integrada no ciclo “Abril Abriu” que, do final de março ao final de julho, vai apresentar 18 espetáculos, lançamentos de livros e uma exposição, em vários espaços da capital, enquanto o edifício do Teatro Nacional D. Maria II, no Rossio, se encontra encerrado para obras de requalificação.

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete

Online: bilhetes disponíveis em tndm.pt, a partir de 25 de março, às 12h

Bilheteira Capitólio (Parque Mayer): bilhetes disponíveis no dia 27 de março, às 12h

Limite de 2 bilhetes por pessoa, por sessão, sujeito à lotação da sala.

23H00 Festa - Batida Apresenta

Entrada livre, mediante levantamento de bilhete

O Teatro Experimental de Cascais

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) estreia “Últimos remorsos antes do esquecimento”, de Jean-Luc Lagarce, com encenação de Elmano Sancho, no Teatro Municipal Mirita Casimiro. Esta é a segunda produção do TEC (que completa 60 anos em 2025), após a morte do seu fundador, Carlos Avilez, no ano passado.

Teatro Aberto

O Teatro Aberto, estreia “Uma vida no teatro”, de David Mamet, que é também a estreia de Cleia Almeida na encenação. As interpretações são de Alfredo Brito e Vítor Silva Costa.

Teatro Armando Cortez

Teatro Armando Cortez, pela Companhia da Esquina que assinala 20 anos com a récita solidária de “Terror e miséria no III Reich”, de Bertolt Brecht, numa encenação de Jorge Gomes Ribeiro, com música de António Vitorino D'Almeida. A receita de bilheteira reverte para a Apoiarte – Casa do Artista.

Teatro da Trindade

O Teatro da Trindade abre as portas durante a tarde para revelar segredos do edifício com mais de 150 anos, com duas visitas pelos bastidores e pelo palco. À noite, na sala Carmen Dolores, será gratuita a entrada na récita de “A senhora de Dubuque”, de Edward Albee.

Teatro da Politécnica

No Teatro da Politécnica, os Artistas Unidos também têm entrada livre para a representação de “Girafas”, de Pau Miró, com levantamento de até dois bilhetes por pessoa. A sala da Politécnica acolhe ainda a leitura de "Uma Boca Cheia de Pássaros", de Caryl Churchill, pelo Teatro da Cidade.

Luiz Teatro Municipal

O S. Luiz Teatro Municipal abre as portas da sala Luis Miguel Cintra para mais uma sessão gratuita: “Fedra (não é de pedra)”, com texto e direção de Martim Pedroso, e Rita Lello por protagonista.

Cinearte, A Barraca

No Cinearte, A Barraca apresenta “1936 – O ano da morte de Ricardo Reis”, numa sessão que não será gratuita, porque no último concurso de apoios bienais da DGArtes a companhia, como explica, “não foi contemplada”, “apesar de elegível”. O espectáculo parte do romance de José Saramago, tem adaptação e encenação de Hélder Mateus da Costa e direção de Maria do Céu Guerra.

Museu Nacional do Teatro e da Dança

No Museu Nacional do Teatro e da Dança, também se festeja este dia com entrada gratuita, a programação de visitas guiadas, performances e oficinas é “inspirada em Gil Vicente”, com “os olhos postos na liberdade de Abril”.

Teatro Municipal Joaquim Benite

Em Almada, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta a peça para a infância “Verdi que te quero Verdi”, de manhã e à tarde, e “O futuro já era”, à noite.