Relatório: Argumentistas e Realizadores de filmes e ficção para TV/SVOD: números de 2015 a 2022
Os principais resultados incluem:
Mais de 25.000 argumentistas e mais de 17.000 realizadores estiveram envolvidos na produção de filmes europeus e de ficção para TV/SVOD entre 2015 e 2021.
O forte crescimento na produção de séries de TV/SVOD europeias desde 2015 logicamente levou-as a ultrapassar os filmes em termos de atribuições de escrita e realização (Para séries de TV/SVOD: 1 atribuição = 1 temporada, independentemente do número de episódios escritos ou dirigidos).
No entanto, o boom na produção de séries de TV/SVOD não levou a uma menor precariedade, já que o número de guionistas e realizadores ativos neste segmento cresceu mais rapidamente do que o número de assinaturas; ou seja, as assinaturas para filmes são bastante estáveis e as assinaturas para séries de TV/SVOD são mais competitivas, à medida que os realizadores de cinema e argumentistas mudam para o segmento.
Turnover intenso: guionistas e realizadores de filmes trabalharam em média em 1,4 filmes entre 2015 e 2022; guionistas de ficção para TV/SVOD participaram em média em 1,7 filmes para TV ou séries de TV e realizadores de ficção para TV/SVOD participaram em média em 2,2 filmes para TV ou séries de TV.
Mudança de filmes para ficção televisiva: uma parte significativa dos realizadores de ficção para TV/SVOD de 2015 a 2022 (59%) nalgum momento também escreveram ou dirigiram um filmes.
O modelo 'filme de autor' continua dominante no cinema europeu: quase metade dos guionistas de filmes ativos entre 2015 e 2022 escreveram apenas filmes que dirigiram. No entanto, o modelo é radicalmente diferente para ficção para TV/SVOD, onde a maioria dos escritores (91%) escreveram para projetos que não dirigiram.
Consultar o relatório aqui:
https://drive.google.com/file/d/1spmg3haipxIb-lS5o2MKc1HTyRNAoO1Y/view?usp=sharing