Pedro Lopes foi um dos oradores convidados no Seminário Internacional Visões e exclusões nos ecrãs do século XXI

Decorreu nos dias 25 e 26 de outubro, no Anfiteatro José Dammert da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Perú, o Seminário Internacional Visões e exclusões nos ecrãs do século XXI. Representações étnicas e media, organizado pelo Grupo de Investigação do Observatório Audiovisual Peruano.

Pedro Lopes, argumentista e Diretor Geral de Conteúdos do Grupo SP TV, foi um dos oradores convidados deste seminário, que apresentou a temática da “Literacia da Memória: A ficção como espaço de lembrança e esquecimento das diferentes comunidades étnicas, sociais e económicas”, remetendo-a para o caso da população afro-portuguesa que tem sido invisibilizada nos audiovisuais portugueses. “O meu objetivo com este conjunto de reflexões é estabelecer um ponto de partida para a questão da literacia da memória e a sua relação com a ficção audiovisual, tendo como tema central a importância que a representação étnico-racial em géneros históricos e de época desempenha na construção da memória social”, afirmou.

Nesta sua apresentação, Pedro Lopes procurou contextualizar e distinguir os conceitos de memória individual e memória social, e fazer uma primeira abordagem, ainda que muito preliminar, à questão da representação étnico-racial na ficção audiovisual de Portugal. Por fim, foram retiradas conclusões sobre a criação de uma literacia da memória e foi feita uma reflexão sobre o papel dos media na produção de significados, num processo dinâmico de criação, preservação, erradicação e consensualização de memórias, e sobre a importância da ficção audiovisual como espaço de lembrança e esquecimento de diferentes comunidades étnicas, sociais e económicas.