CODEX 632 estreia brevemente em Portugal e no Brasil

A antestreia da série CODEX 632 realizou-se no passado dia 20 de setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Marcaram a presença os principais responsáveis da RTP, do Globoplay e da SPi, bem como parte do elenco, com especial destaque para Betty Faria e Paulo Pires. A estreia oficial da série está marcada para dia 2 de outubro na RTP1 às 21h, com antestreia na RTP Play às 12h. No Globoplay fica disponível a partir de 19 de outubro.

José Fragoso (Diretor de Conteúdos da RTP), Pablo Ghiglione (Diretor de Coproduções Internacionais do Globoplay) e Manuel Claro (Diretor de Negócios e de Coproduções da SPi), subiram ao palco e revelaram-se unânimes na manifestação de contentamento pelo trabalho realizado e também pela cooperação entre as três empresas, que se pretende aprofundar.

Após o visionamento do trailer e do primeiro episódio da série, subiram também ao palco José Rodrigues dos Santos (autor do livro homónimo), Pedro Lopes (autor da adaptação original e argumentista), Sérgio Graciano (realizador da série), bem como o elenco presente — Betty Faria, Paulo Pires, Leonor Belo, Ana Sofia Martins e Bia Wong. Embora não tenham tido a oportunidade de estarem presentes, Deborah Secco e Alexandre Borges deixaram também uma mensagem em vídeo a demonstrar a felicidade por fazerem parte desta que é a primeira coprodução entre a RTP e o Globoplay, produzida pela SPi. Sobre esta coprodução, Pedro Lopes afirmou que “a relação que desenvolvemos ao longo dos anos com a RTP e com a Globo, vai muito para além da componente institucional, e por isso quero agradecer a todos os que confiaram na SP Televisão e na SPi ao longo dos anos. As duas estações têm tido um papel importante na criação de cultura, mas também no contributo para uma indústria audiovisual forte, na defesa da língua e das histórias locais, de uma sociedade plural, dando visibilidade a uma multiplicidade de vozes que de outra forma nunca veríamos no ecrã. Este é um projeto especial, que abre portas à nossa ficção no Brasil, e que esperemos ajude a internacionalizar as nossas histórias e os nossos talentos”. A série é distribuída internacionalmente pela Bavaria Media.

No final da sessão, um grupo de estudantes teve a oportunidade de colocar algumas perguntas aos diferentes envolvidos na série, seguindo-se um momento de cocktail e de convívio.

CODEX 632 é uma série baseada no bestseller homónimo de José Rodrigues dos Santos, com adaptação original de Pedro Lopes, que conta ainda ter sido “um desafio para a equipa de argumentistas por diferentes motivos. Em primeiro lugar porque é baseada num bestseller, foram muitos os leitores do livro ao longo dos anos e queríamos que houvesse um sentido de reconhecimento, mas ao mesmo tempo fazia sentido trazer novidades e surpresas para a narrativa. Depois porque tinha de fazer sentido para os públicos dos dois lados do atlântico, daí termos introduzido temas como a construção histórica e da memória social, em que os descobrimentos e o colonialismo são vistos de forma diferente por diferentes personagens”. Da equipa de argumentista fazem também parte Inês Gomes, Alexandre Castro e Sandra Santos

Composta por seis episódios, esta série é um thriller com muitas surpresas, em que os personagens não estão apenas ao serviço da acção, mas pretendem ser um retrato complexo da natureza humanas.

Assista ao trailer aqui