Dia de São Pedro – Padroeiro do concelho de Sintra

Existem diferentes explicações históricas e lendárias para a devoção a São Pedro em Sintra. Uma delas remonta ao período medieval, quando a vila de Sintra teria sido conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Segundo a lenda, durante a batalha, um cavaleiro cristão teria tido uma visão de São Pedro, que o inspirou e lhe deu forças para liderar a vitória contra os mouros. Após essa conquista, São Pedro passou a ser venerado como o protetor da região.

Na vila de Sintra, a Igreja Matriz de São Pedro de Penaferrim, é uma das igrejas mais antigas da região. A presença dessa igreja dedicada a São Pedro, juntamente com a tradição e devoção populares ao santo, contribuiu para que fosse reconhecido como padroeiro de Sintra.

Pedro era pescador de profissão no Mar da Galileia. Esta associação direta de Pedro à pesca e ao mar estabeleceu uma relação especial com os pescadores e com as comunidades marítimas. O envolvimento com o mar e a fé necessária deu a Pedro força para enfrentar os desafios e perigos da vida marítima.

Por esta razão, São Pedro tornou-se um símbolo de apoio e proteção para aqueles que se aventuram no mar e dependem dele para o seu sustento e subsistência.

Como ganhar uma entrada para o Aquário Vasco da Gama:

Envia email para gabinete.comunicacao@sptelevisao.pt

Os 10 primeiros emails que recebermos sobre este assunto terão a chance de desfrutar de uma experiência incrível no Aquário Vasco da Gama, explorando a rica diversidade dos ecossistemas marinhos e contribuindo para a consciencialização sobre a importância da preservação dos oceanos.

Esta oferta compreende a oferta de 10 bilhetes para adulto + 10 para criança entre os 4 e os 12 anos. A entrada é gratuita para crianças até aos 3 anos.

Ação de Voluntariado

Junta-te a nós e faz a diferença! Participa na ação de voluntariado de proteção marítima e ajuda a preservar os nossos oceanos.

A participação pode ser individual ou poderão organizar-se em grupos.

Projeto Coastwatch do GEOTA.

No próximo mês de setembro a partir de dia 16 de setembro abre a 34ª Campanha Coastwatch 2023-2024 e convidamos todos os colaboradores a fazerem percursos a pé nas zonas costeiras portuguesas (praias, estuários, lagoas, complexos lagunares), a recolherem informações ambientais Coastwatch, com os questionários/formulários Coastwatch ou através da App Geota questionários, assim como a efetuarem recolha de lixo marinho.

Se necessitarem de apoio ou acompanhamento da Equipa Coastwatch do GEOTA, não hesitem em contactar o gabinete de comunicação da SP TV.

Desejamos umas ótimas saídas de campo Coastwatch.

Mais informações:

https://coastwatch.pt/

Ver vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6RTfx7cVXJw