Anuário do Sector de Produção Audiovisual em Portugal 2022

O presente barómetro observa o ano de 2021 e alguns indicadores de desempenho de janeiro a outubro de 2022. Os resultado decorrem da aplicação de um inquérito, via questionário, ao universo de associados (40 produtoras independentes). Nesta edição foram introduzidas questões sobre a percepção dos efeitos da nova lei do cinema e do audiovisual e do estatuto dos profissionais da caultura, ambos a vigorar desde 1 de Janeiro de 2022. E, por faim, foi desenvolvido o módulo sobre a produção sustentável, incluído pela primeira vez na edição de 2021, tópico que tem ganahdo relevância em termos generalizados.

Produção audiovisual para televisão continua a ser a atividade principal dos Associados
Tal como nos anos transatos, a principal actividade dos Associados foi a produção audiovisual para televisão, situando-se, pela primeira vez em cinco (5) anos, nos 100%. Já a produção cinematográfica regista um decréscimo face a 2020, assim como a produção audiovisual para multiplataforma. A produção audiovisual para publicidade mantém-se estável, depois de uma descida acentuada de 2019 para 2020, fruto das consequências da pandemia de Covid-19.


 
Excerto retirado da página 21 do Anuário (2022).

 

Produção de ficção e entretenimento continua a liderar
A ficção (curta e longa duração) e o entretenimento são os géneros mais trabalhados pelos Associados. Apesar de o cinema ter decaído enquanto atividade recorrente dos Associados de 2020 para 2021, verifica-se que foi um género ligeiramente mais trabalhado em 2021, tal como os conteúdos de natureza cultural/conhecimento, Infantil/Juvenil, Institucional/Religioso e Desporto. Em 2020, este último género e em virtude da pandemia, havia estado ausente da tabela.


 
Excerto retirado da página 22 do Anuário (2022).

 

Concursos do ICA e Autarquias Locais destacam-se entre as fontes de apoio
Numa comparação com 2020, verifica-se um aumento muito considerável de apoios via concursos de Apoio ao Cinema e ao Audiovisual do ICA (+ 46%), assim como das Autarquias Locais (+ 44%). Tal como em 2020, o Fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisual ocupou o primeiro lugar, registando-se um incremento de 23% em 2021, mantendo um padrão de crescimento desde 2019. Esta realidade mostra, mais uma vez, a importância do mecanismo de financiamento para a dinamização da produção audiovisual em Portugal.
 
Excerto retirado da página 24 do Anuário (2022).

 

Maioria dos inquiridos regista uma coprodução em 2021
O número total de coproduções realizado em 2021 decresceu muito ligeiramente em relação a 2020 (de oito (8) para sete (7)). A participação minoritária é mais expressiva do que a maioritária e os países envolvidos são Espanha, Estados Unidos da América, Polónia, República Checa, Reino Unido, França, Holanda e Itália. Quanto ao envolvimento nacional nos projetos, não se constata grande alteração ao registado em 2020, verificando-se, por ordem decrescente, a participação em equipas técnicas, elenco e argumento, realização e outras participações, como em pós-produção.


 

Excerto retirado da página 26 do Anuário (2022).

 

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Fonte APIT